Skip to main content

Saiba mais sobre segurança de dados em apps!

Não há como negar o potencial de dispositivos móveis para melhorar a eficiência e reduzir os custos para os trabalhadores em indústrias de todos os tipos.

Contudo, também é inegável as potenciais vulnerabilidades de segurança de dados que os dispositivos móveis apresentam.

Neste artigo, vamos explicar os riscos que seu dispositivo corre e a importância de preocupar-se com segurança de dados.

A relevância da segurança de dados mobile

A tecnologia móvel cresceu mais do que qualquer outra nos últimos anos e a indústria de TI, para responder às demandas dos clientes, projetou um número impressionante de soluções e serviços específicos para plataformas móveis.

Devido à tendência crescente, muitas pessoas foram atraídas pela possibilidade de explorar as soluções móveis para fins maléficos.

Porque qualquer ataque bem-sucedido traz consigo uma chance de perda financeira, infrações legais ou regulamentares ou danos à reputação. As melhores práticas para lidar com superfícies de ataque significam limitar a exposição a acessos indesejados ou não convidados.

As vulnerabilidades de um dispositivo mobile

Há uma abundância das razões que os dispositivos móveis são cada vez mais vulneráveis. Mas você pode mantê-los seguros conhecendo um pouco sobre suas vulnerabilidades.

Os criminosos podem não ter acesso físico, mas dispositivos conectados são facilmente acessíveis por meio da web se medidas de segurança não forem realizadas. Dados sensíveis e confidenciais podem ficar comprometidos facilmente se o usuário é ingênuo.

Um dispositivo pode ser perdido ou roubado no momento mais inesperado. Se os dados importantes encontrados nele não forem criptografados, ele pode ser acessado instantaneamente pelo intruso.

Apesar de um aumento no número de usuários bem informados, muitos ainda desconhecem a funcionalidade de seus dispositivos e muitas vezes ignoram maneiras de protegê-los.

A ameaça do malware

À medida que nos movemos cada vez mais para um ambiente móvel, os cibercriminosos estão direcionando smartphones e dispositivos móveis para o foco dos ataques de softwares maliciosos, chamados malwares.

Entre todos os programas maliciosos, o malware bancário continua a ser um dos grandes desafios crescentes para a segurança de TI. No primeiro semestre de 2016, vimos o malware GozNym levar US $ 4 milhões em poucos dias de 24 bancos dos EUA e do Canadá, visando contas de clientes.

Os fraudadores criaram uma indústria altamente especializada em torno da captura de informações de autenticação usadas para acessar as instituições financeiras on-line.

Os spywares de celular

Em poucas palavras, spyware é um programa malicioso projetado para roubar e transferir dados (documentos, histórico do navegador etc.) para seus criadores, mantendo você, a vítima, no escuro no que diz respeito a suas ações maliciosas.

Ele não só invade sua privacidade, mas também permite que os hackers capturem informações importantes sobre você.

Com o crescente uso de smartphones e tablets, a gama de “commodities” que os criminosos podem roubar e vender expandiu-se, principalmente porque cada vez mais proprietários de móveis usam seus dispositivos para atividades relacionadas ao trabalho também.

Phishing em dispositivos móveis

A técnica, já utilizada em computadores e notebooks, vem sendo aplicada também em dispositivos mobile de maneira similar por meio da web e de aplicativos.

Os usuários são enganados e sequestrados em versões falsas de sites e apps legítimos que buscam enganá-los para divulgar informações confidenciais, como credenciais bancárias, detalhes da conta e outras informações pessoais.

O Otto é muito seguro

Utilizando o Otto, o assistente financeiro que te dá apoio na organização das finanças do lar, sua segurança de dados está garantida, porque o app ajuda a controlar suas receitas, despesas e investimentos, além de permitir que você estabeleça objetivos sem fazer uso dos seus dados pessoais e bancários mais sigilosos.

Gostou do artigo? Então assine a nossa newsletter e receba notificações de novos artigos em seu email!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos





Compartilhe sua opinião com a gente

opiniões