Skip to main content
Instituições financeiras confiáveis

Instituições financeiras confiáveis: elas existem?

Encontrar instituições financeiras confiáveis é uma das grandes preocupações de quem precisa dos serviços dessas organizações. Os cuidados devem ser com a idoneidade da empresa e também acerca de prevenção de golpes.

Com o crescente surgimento de companhias do segmento, aumenta também a necessidade de verificar se elas são confiáveis. Pode ser muito frustrante confiar em uma instituição falsa e ver quantias de dinheiro serem perdidas!

Que tal vermos um conteúdo que vai ajudar a saber sobre a credibilidade dessas instituições financeiras? O post a seguir trará mais informações que você precisa conhecer em relação ao assunto! Continue a leitura e confira.

Identificando instituições financeiras confiáveis

Há maneiras simples de verificar se as instituições financeiras são confiáveis e sérias, evitando ao máximo qualquer tipo de problema durante alguma transação ou contratação de serviços, especialmente de crédito.

Nesse momento, é importante se preocupar com questões que vão além das possibilidades de fraude. A atuação dessas empresas também merece atenção, pois serviços prestados de maneira ruim também podem ser prejudiciais e trazer muita dor de cabeça.

Vamos conhecer a seguir alguns fatores para levar em consideração na hora de buscar uma instituição financeira séria e confiável.

Confira o feedback nas redes sociais

As redes sociais são plataformas que oferecem muito lazer, entretenimento, desenvolvimento de rede de contatos e também uma ótima maneira de verificar a reputação de empresas e prestadores de serviços.

Isso é possível porque cada vez mais crescem as páginas corporativas. Além de veicularem campanhas e oferecerem conteúdo para se aproximar do consumidor, nessas páginas as empresas também recebem avaliações.

Consultar essa nota que as instituições recebem é uma maneira eficiente de saber sobre a satisfação de pessoas que já usaram os serviços. Além disso, é importante verificar os comentários das publicações. Clientes insatisfeitos costumam se manifestar por meio desse espaço também.

Verifique no Banco Central

Toda instituição financeira precisa da autorização do Banco Central para realizar suas atividades. Ele é o responsável por chancelar o funcionamento dessas empresas, então uma consulta é necessária antes de fechar qualquer tipo de negócio.

O site do Banco Central disponibiliza a lista de instituições financeiras regularizadas e que estão autorizadas a desempenhar seus serviços normalmente. Você pode conferir aqui, ou ligar para os números 0800-979-2345 ou 0800-642-2345.

Identificando possibilidades de golpe

Por vezes, é possível identificar algum tipo de atividade suspeita dessas supostas instituições financeiras. Estar atento a esses comportamentos e ofertas é fundamental para evitar surpresas desagradáveis. Veja como!

Desconfie de propostas boas demais

Há um ditado popular perfeito para associar a esse caso: “quando a esmola é demais, o santo desconfia”! Faça como o santo e desconfie de ofertas muito vantajosas, especialmente se elas estiverem bem abaixo do que o mercado oferece!

Golpistas se aproveitam da fragilidade e de momentos de necessidade de pessoas para poderem atuar e às vezes essas facilidades excessivas não são detectadas. Fique atento e evite operações fraudulentas.

Fuja dos pagamentos antecipados

O Banco Central proíbe a solicitação de qualquer quantia antecipada em produtos de empréstimo, justamente para evitar esse tipo de golpe. Esse é um dos principais comportamentos de empresas fraudulentas!

Portanto, ao ver esse tipo de solicitação é recomendável desconsiderar essa instituição financeira imediatamente, pois ela está indo contra as regras do Banco Central.

Verifique informações no site

O site institucional é um local importante para analisar possíveis sinais de uma empresa falsa ou pouco confiável. Visite a página da instituição financeira e verifique se há todo tipo de informação, como endereço, CNPJ e outros dados principais.

Verifique também seções como “Política de Privacidade”, “Quem Somos” e “Termos de Uso”, observando se há clareza e riqueza de informações. Geralmente os sites fraudulentos têm pouco desenvolvimento nos textos dessas áreas, o que pode ser um sinal claro de fraude.

Seguindo cada uma dessas recomendações é possível encontrar instituições financeiras confiáveis e se ver longe de tentativas de golpes! Aproveitando o assunto, veja este post e conheça as principais linhas de crédito!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos





Compartilhe sua opinião com a gente

opiniões