Skip to main content
controle financeiro familiar

5 benefícios do controle financeiro familiar por aplicativos

Quando o assunto é controle financeiro, muitos casais entram em desespero. Esse tema é sempre muito delicado e é considerado “proibido” em algumas famílias. Entretanto, é fundamental ter transparência com o seu cônjuge e deixar esse medo de lado.

O controle financeiro não é nenhum bicho de sete cabeças, mas pode se tornar um grande pesadelo se não for realizado corretamente. Aliada à quantidade de gastos que realizamos diariamente, a desorganização pode provocar situações desastrosas e até mesmo gerar o endividamento da família.

Para contornar essa situação, algumas famílias estão apostando na tecnologia para quebrar o tabu e melhorar o controle financeiro. Você ficou interessado? Continue a leitura deste post e veja 5 benefícios do controle financeiro familiar por aplicativos.

1. Gerencie diferentes contas num único lugar

Muitos casais possuem uma conta conjunta, mas alguns têm contas diferentes. Seja por comodidade, por questões relacionadas ao emprego de cada um deles ou por qualquer outro fator, o controle de duas contas é muito mais trabalhoso do que o controle de uma única conta.

No entanto, o uso de aplicativos financeiros permitirá que o controle de todas as contas seja gerenciado em um único lugar. Lembre-se que seus filhos também possuem contas bancárias e que elas podem ser gerenciadas no mesmo ambiente.

2. Preste atenção nos diversos gastos diários

Uma família possui diversos gastos diários. Assim, anotar todos os gastos em uma planilha de Excel pode ser uma tarefa extremamente árdua. Será preciso separar uma parte do seu dia para atualizá-la, evitando o acúmulo de despesas.

Outro fator relevante é que, por vezes, gastos pequenos podem cair no esquecimento e impactar o planejamento financeiro. Nesse sentido, a utilização de um aplicativo permitirá que o casal possa inserir novos gastos no momento em que estão realizando-os, evitando o esquecimento e o acúmulo de tarefas.

3. Veja de perto os gastos com os filhos

Outro benefício de se realizar o controle financeiro familiar por aplicativos é a possibilidade de ver de perto os gastos que estão sendo realizados pelos filhos. Dessa maneira, será possível controlá-los, restringindo as despesas e estabelecendo certos limites.

Assim, os filhos também passarão por um processo de educação financeira, aprendendo a controlar os próprios impulsos, a conter os gastos com os cartões de crédito e a viver dentro do seu orçamento.

4. Corte os supérfluos

Certamente, cada um dos indivíduos da família apresenta um padrão de gastos mensais. Alguns pequenos gastos como o cafezinho antes do expediente e o picolé depois do almoço, quando somados, podem ser os grandes culpados por sua família estar no vermelho.

Quando todas as despesas familiares estão concentradas em um único lugar, torna-se possível analisá-las e identificar o seu real impacto. Assim, haverá a possibilidade de cortar os gastos supérfluos e ajustar as despesas familiares, evitando maiores problemas.

5. Favoreça o diálogo

Como destacado no início do texto, o diálogo sobre finanças no ambiente familiar é um tanto quanto sensível. O último benefício da realização do controle financeiro familiar por aplicativos que vamos listar aqui é o favorecimento do diálogo.

Gerenciando todas as contas da família num único ambiente será possível determinar alguns objetivos e metas para a família, como a troca do carro por um modelo mais novo ou a realização de uma viagem.

A única maneira de realizar esses sonhos será por meio da colaboração de todos os indivíduos com a contenção de gastos. Esse tipo de ação só será possível se houver diálogo e discussões sadias acerca da atual situação financeira e do futuro que está por vir.

Porém, para realizar um controle financeiro familiar eficaz é necessário contar com aplicativos de qualidade. Já existem empresas no mercado que disponibilizam soluções — como o Otto — que colocam ordem na sua vida financeira e ensinam a sua família a fazer o melhor uso do seu dinheiro.

Isso faz com que vocês evitem dívidas e alcancem os objetivos traçados.

E aí, gostou do nosso artigo? Quer ter mais dicas de como cuidar bem das suas finanças? Então, siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no LinkedIn e não perca nenhuma de nossas atualizações.

Otto Assistente

O Otto é um assistente financeiro virtual feito para descomplicar as suas finanças através de uma interação inteligente, fácil e prática.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *