Skip to main content
como conseguir melhores taxas em investimentos

Como conseguir melhores taxas em investimentos?

Aplicar dinheiro em papéis para alcançar a sustentabilidade financeira é o sonho da maioria dos investidores brasileiros. Contudo, nem sempre o valor dos juros agrada aos investidores, que estão sempre procurando métodos de como conseguir melhores taxas em investimentos.

Aqueles interessados em maximizar sua renda lançam-se no mercado e pesquisam formas de alcançar taxas mais atrativas. Existem práticas relativamente simples que ajudam qualquer investidor a alcançar esse objetivo, principalmente na hora de diversificar a carteira.

Quer saber que práticas são essas? Então confira neste artigo como conseguir melhores taxas em investimentos e maximize sua renda extra!

Diversifique adequadamente sua carteira de investimentos

Todo bom investidor sabe que a prática da diversificação traz uma série de benefícios, como pulverização do risco e aumento de lucratividade. Desse modo, uma diversificação bem planejada pode dar acesso a taxas mais atrativas.

Geralmente, os brasileiros utilizam a poupança como uma forma segura de investimento para fazer parte da diversificação da carteira, acreditando que este é um bom negócio quando possivelmente há uma perda de lucratividade em potencial.

Existem papéis que possuem alto nível de segurança e liquidez relativamente alta para que o usuário possa utilizar o capital com certa velocidade. O CDB, por exemplo, pode ser feito com liquidez diária e rende uma taxa superior à da poupança.

Planeje metas específicas para cada aplicação

Tão importante quanto diversificar sua carteira de investimentos é definir metas para suas aplicações. Desse modo, você saberá exatamente qual papel deve adquirir para atender suas necessidades.

Geralmente, os investidores seguem à risca os seus perfis, principalmente os conservadores, que se limitam a fazer apenas investimentos de alta segurança com pequenos prazos. Se você procura meios de conseguir melhores taxas em investimentos, é preciso variar os prazos. Confira:

  • curto prazo: geralmente possuem menor rentabilidade, porém, uma liquidez considerável, interessante para projetos simples como uma viagem;
  • médio prazo: taxas mais elevadas de retorno com menor liquidez, se comparada com as de curto prazo. Interessante para a maioria dos projetos, como abrir um negócio;
  • longo prazo: geralmente possuem baixa liquidez, porém, boas taxas de retorno. São indicados para grandes metas, como previdência, faculdade dos filhos etc.

Desenvolva rendimentos diferenciados para seus investimentos

De maneira geral, quanto maior for a rentabilidade de um investimento, maiores serão os riscos atrelados a ele. Dessa forma, é importante que você esteja preparado para assumir riscos ao buscar melhores taxas em investimentos.

No momento de diversificar a carteira, você deve levar em consideração o tripé dos investimentos: risco, rentabilidade e liquidez. Eles dão diretrizes para que o papel se adeque a sua necessidade, contudo, não são diretamente proporcionais, sendo necessário sacrificar um para aumentar o outro.

Adquira três níveis diferentes de risco: baixo, médio e alto. Dessa forma, você vai garantir acesso a diferentes taxas no mercado e aumentará sua lucratividade. Veja no exemplo.

  • baixo risco: um título de renda fixa com alta segurança, como um CDB diário ou títulos públicos do Tesouro Direto;
  • médio risco: um título de renda fixa com longos prazos, como LCI ou LCA;
  • alto risco: títulos de renda variável, principalmente ações.

A diversificação correta da carteira de investimentos é a chave para encontrar os meios mais viáveis de como conseguir melhores taxas em investimentos. Planeje metas para suas aplicações e otimize sua rentabilidade, dividindo seu capital entre o conforto de taxas simples até os riscos das mais elevadas!

Gostou do conteúdo? Então conheça mais sobre os principais tipos de investimentos que podem compor sua carteira.

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos





Compartilhe sua opinião com a gente

opiniões